“A medicina intensiva é a especialidade do futuro”, diz Dra. Patrícia Mello, presidente da AMIB, durante abertura do XXIX CBMI 2024, em SP
Foi dada a largada ao XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, na manhã desta quinta, 14. Durante o evento de abertura, a presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), dra. Patrícia Mello, reforçou o trabalho realizado pelos profissionais brasileiros nas últimas décadas. “Temos muito a celebrar, porque a nossa especialidade cresceu exponencialmente nos últimos 20 anos e isso impactou diretamente no trabalho das UTIs e nos desfechos nos pacientes”, disse.
Patrícia destacou, ainda, o trabalho realizado pela AMIB, que chega em todo território brasileiro por meio de 25 regionais, além de recentes congressos no continente africano e da expectativa das programações na Europa para 2025. “Somos uma das especialidades mais procuradas na medicina e, por conta do envelhecimento da sociedade, estaremos no papel central da sociedade nos próximos anos. Há muito a ser feito, como por exemplo melhorar a distribuição de leitos pelo país e essa será uma de nossas missões”.
A presidente do CBMI 2024, dra. Carmen Barbas, abriu o evento com agradecimentos à comissão científica e diretoria executiva que produziram toda a programação dos três dias de evento. “Serão dias de muito conhecimento e muita informação ao mesmo tempo, com conferências, mesas redondas, sessões temáticas e painéis. São mais de 40 palestrantes internacionais e mais de 300 no total. Espero muito que todos aproveitem todo o conhecimento que será compartilhado”.
UTI: corredor da vida
Outro destaque da abertura foi a apresentação do diretor emérito, fundador do centro de terapia intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente de honra do CBMI 2024, dr. Elias Knobel. Ele contou a trajetória de sua experiência na terapia intensiva desde 1972 e os desafios das UTIs no Brasil.
“Passamos pelo desafio de lidar com a UTI sendo encarada como o corredor da morte, toda a imprensa chamava assim. Então, tivemos que desmistificar muita coisa e vivemos épocas difíceis, como a época da Aids, quando havia muito preconceito, o período da Covid 19, quando o trabalho do profissional de medicina intensiva ficou no protagonismo e tudo isso trouxe muito valor diante à opinião pública”, disse Knobel, que finalizou destacando o valor do trabalho da terapia intensiva. “Com o trabalho que realizamos, diante de tanto avanço, eu chamo a UTI de ‘corredor da vida’ .
Homenagem a Dra. Mariza
O momento de inspiração e comoção durante a abertura da CBMI 2024 ficou por conta da homenagem realizada à dra. Mariza D’Agostino Dias, a primeira presidente da AMIB. A profissional ganhou papel de destaque como uma das grandes líderes da medicina intensiva no Brasil e abriu caminhos para a especialidade.
Um vídeo sobre sua trajetória foi exibido para todo o público presente e causou muita emoção para a própria dra. Mariza, que estava no palco para receber as honrarias. “Para mim, é uma honra chegar até aqui. Apesar dessa homenagem, não sou eu ou a Patrícia (presidente da AMIB) que somos responsáveis pelos avanços. A terapia intensiva é coletiva, e ninguém é mais ou menos. O foco é sempre o paciente”, disse a homenageada.
Próximos dias
A programação da CBMI 2024 segue nesta quinta e os destaques para os próximos dias 15 e 16 estão as conferências sobre assistência ventricular no choque cardiogênico, human fators and mistakes, além da sessão de defesa profissional e gestão de segurança e qualidade.
O público também aguarda com expectativa as discussões sobre o “Impacto das catástrofes para o intensivista: o que podemos aprender com o RS”, além da palestra sobre hemodinâmica no paciente em choque.
Toda a programação pode ser vista em https://cbmi2024.amib.org.br/evento/cbmi2024/programacao/lista.
Sobre o evento
Contando com a participação de 43 palestrantes estrangeiros e mais de 230 especialistas no total, o congresso oferecerá uma vasta programação com mais de 300 palestras e conferências distribuídas em 11 salas, abrangendo aproximadamente 700 temas científicos de relevância. Entre os palestrantes internacionais confirmados, destacam-se Adrian Wong, Alfredo Mattos, Andre Kalil, Anna Pascual e muitos outros que compartilharão suas experiências e inovações com os participantes.
“Nesses dias, acompanharemos o paciente crítico em toda a sua trajetória, desde a chegada ao ambiente hospitalar, com suas características próprias, à sua reabilitação e reinserção na sociedade. Discutiremos o papel das novas tecnologias, a incorporação da inteligência artificial, a gestão de novos processos assistenciais, além dos cuidados diários à beira-leito, com desdobrada atenção aos processos humanísticos em todo esse quadro”, destacou a presidente da AMIB. Patrícia Mello.
A programação científica abrange uma diversidade de temas para o aprimoramento da prática intensiva no Brasil. Serão abordados tópicos como o manejo avançado de pacientes críticos, inovações em ventilação mecânica, monitoramento hemodinâmico, suporte nutricional, cuidados paliativos e ética na terapia intensiva. Além disso, temas emergentes como inteligência artificial, práticas de segurança e gestão de UTI, e abordagens para sepse e insuficiência respiratória aguda estarão em destaque.
Outra novidade é a adoção dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance), que nesta edição ganharam forma em todas as atividades do evento. Em seu planejamento, foram colocadas em prática diversas ações que promoveram a sustentabilidade ambiental, social e de governança, reforçando o compromisso da AMIB com um futuro mais sustentável.
Contato para Imprensa
Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
E-mail: amib@360comunicacao.com
Telefone: (11) 99146-8892
Posts Recentes
____________
- Carta ao Senador Flávio Arns
- Critical Care Science: Nossa jornada em 2024 e o que esperar nos próximos meses
- UTIs crescem 52% no Brasil em 10 anos, mas desigualdades regionais e sociais ainda desafiam o sistema de saúde
- AMIB lança campanha para prevenção e tratamento da perda de massa muscular durante internação na UTI
- AMIB lança campanha para prevenção e tratamento da perda de massa muscular durante internação na UTI