Em novembro, Brasil se veste de azul e vermelho para celebrar campanha Orgulho de ser Intensivista
Em novembro, prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes cidades do Brasil ganharão iluminação especial nas cores azul e vermelho, em apoio à edição 2024 da campanha Orgulho de Ser Intensivista, promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e suas regionais. O objetivo da campanha é combater o estigma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e destacar o importante papel dos intensivistas na recuperação de pacientes críticos.
Até o momento, a campanha conta com o apoio de 68 parceiros, incluindo 46 instituições, 11 governos estaduais, sete prefeituras, dois clubes de futebol e duas concessionárias aeroportuárias. Além da iluminação de prédios e monumentos, a ação conta com a distribuição de conteúdo educativo, mostrando que as UTIs não representam o fim da linha para pacientes graves, mas sim espaços de esperança, cuidado e acolhimento.
“A iluminação de monumentos e a adesão de tantos parceiros a esta campanha mostram a importância de valorizar o trabalho dos intensivistas e desmistificar o papel das UTIs. Essas unidades são locais de vida, de recuperação e de esperança para os pacientes mais graves. Com a campanha Orgulho de Ser Intensivista, buscamos ampliar a compreensão da sociedade sobre o impacto positivo que a medicina intensiva tem na saúde dos brasileiros”, afirma Patrícia Mello, presidente da AMIB.
Saiba mais sobre a campanha em https://orgulhodeserintensivista.org.br/
Confira abaixo alguns dos parceiros que apoiam a campanha Orgulho de Ser Intensivista, agrupados por Unidade Federativa:
Acre (AC): O edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e as demais unidades jurisdicionais do estado foram iluminadas nas cores azul e vermelho em apoio à campanha.
Amapá (AP): O Norte da Amazônia Airports (NOA) divulgou o material da campanha.
Amazonas (AM): A sede do Governo do Estado do Amazonas recebeu iluminação especial em apoio à campanha entre 4 e 11 de novembro. O Teatro Amazonas, principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, se iluminou de azul e vermelho no dia 10 de novembro, às 18h30. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas divulgou o material da campanha.
Bahia (BA): A Prefeitura Municipal de Salvador iluminou o Monumento a Clériston Andrade e os Arcos da Ladeira da Montanha nas cores azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro.
Ceará (CE): A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgou o material da campanha.
Distrito Federal (DF): O Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, ganhou tons azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro, assim como a Torre de TV de Brasília e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A Esplanada dos Ministérios, que inclui o Ministério da Saúde e mais 16 ministérios, recebe iluminação especial entre 08 e 13 de novembro. As sedes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da Fiocruz de Brasília foram iluminadas de azul e vermelho no dia 10 de novembro. A cúpula do Senado Federal foi iluminada de azul e vermelho nos dias 10 e 11 de novembro em apoio à campanha. A sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganhou tons de azul e vermelho entre 04 e 11 de novembro. Em apoio à campanha, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebe iluminação azul e vermelho entre 11 e 16 de novembro. O Banco de Brasília S.A (BRB), através da sua operadora de planos de saúde, assim como o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Superior Tribunal Militar (STM) divulgaram o material da campanha.
Espírito Santo (ES): A Prefeitura Municipal de Vitória iluminou nas cores azul e vermelho o Viaduto do Caramuru, a Ponte da Ilha do Frade e a Catedral Metropolitana de Vitória entre 4 e 11 de novembro.
Mato Grosso (MT): A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) divulgou o material alusivo ao tema.
Mato Grosso do Sul (MS): O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS) divulgou o material da campanha.
Minas Gerais (MG): O América Futebol Clube (América Mineiro) e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte divulgaram o material alusivo ao tema.
Pará (PA): O Norte da Amazônia Airports (NOA) divulgou o material da campanha.
Paraíba (PB): O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) ilumina nas cores azul e vermelho o Palácio da Justiça, os Fóruns Cível e Criminal durante todo o mês de novembro e a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) e a Corregedoria entre 4 e 30 de novembro.
Paraná (PR): A sede da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) ganhou tons de azul e vermelho no dia 10 de novembro. A Prefeitura Municipal de Curitiba iluminou nas cores alusivas à campanha a Estufa do Jardim Botânico entre 4 e 11 de novembro. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iluminou o seu prédio-sede e o Fórum de Curitiba nas cores azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro em apoio à campanha.
Pernambuco (PE): O Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), foi iluminado nas cores azul e vermelho entre 4 e 10 de novembro. A concessionária de aeroportos Aena Brasil divulgou o material da campanha.
Piauí (PI): O Palácio Karnak, sede do Gabinete Militar da Governadoria do Estado do Piauí, recebeu iluminação nas cores alusivas à campanha entre 4 e 11 de novembro.
Rio de Janeiro (RJ): O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi iluminado nas cores azul e vermelho entre 4 e 8 de novembro em apoio à campanha. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro iluminou o Monumento a Estácio de Sá nas cores alusivas à campanha entre 4 e 11 de novembro. O Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi iluminado nas cores azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro em apoio à campanha. A Câmara Municipal de Niterói ganhou tons azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro.
Rio Grande do Norte (RN): A fachada do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), sob administração do Governo do Estado do Rio Grande do Norte foi iluminada nas cores azul e vermelho em apoio à campanha.
Rio Grande do Sul (RS): O Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu iluminação nas cores azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro. A Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está iluminada de azul durante todo o mês de novembro em apoio à campanha.
Santa Catarina (SC): A sede da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) foi iluminada nas cores alusivas à campanha entre 4 e 11 de novembro. A Prefeitura Municipal de Florianópolis iluminou a Figueira da Praça XV de Novembro nas cores azul e vermelho entre 4 e 10 de novembro. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgaram o material da campanha.
São Paulo (SP): Durante todo o mês de novembro, a Associação Médica Brasileira (AMB) ilumina sua sede nas cores alusivas à campanha. O Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo, está iluminada de azul durante todo o mês de novembro. O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, recebeu iluminação nas cores azul e vermelho entre 4 e 11 de novembro. A Prefeitura Municipal de São Paulo iluminou de azul e vermelho a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá, o Pateo do Collegio e a Biblioteca Mário de Andrade entre 7 e 11 de novembro. As estações Sumaré, Trianon-Masp, Sacomã e Tamanduateí do Metrô de São Paulo receberam iluminação especial em apoio à campanha. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aderiu à campanha e divulgou o material.
Sergipe (SE): O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) divulgou material alusivo ao tema.
*Atualizado até o dia 11 de novembro de 2024.
Posts Recentes
____________
- Carta ao Senador Flávio Arns
- Critical Care Science: Nossa jornada em 2024 e o que esperar nos próximos meses
- UTIs crescem 52% no Brasil em 10 anos, mas desigualdades regionais e sociais ainda desafiam o sistema de saúde
- AMIB lança campanha para prevenção e tratamento da perda de massa muscular durante internação na UTI
- AMIB lança campanha para prevenção e tratamento da perda de massa muscular durante internação na UTI