O XVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica teve início nesta manhã, em Salvador. Com o tema “Um olhar inclusivo e diverso para o futuro”, o congresso, que acontece até o dia 20, traz uma abordagem atual, instigante e necessária sobre atenção às relações humanas em um mundo em acelerada transformação.
A programação discutirá as mais relevantes atualizações acerca das práticas em UTIs pediátricas e neonatais, com a presença de proeminentes palestrantes nacionais e internacionais.
A abertura contou com a participação do coral do NEOJBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática música.
A AMIB concedeu título de socio honorário ao Dr. Daniel Garros, por sua contribuição à Medicina Intensiva Pediátrica. Dr. Daniel faz parte do staff intensivista da UTI pediátrica do Stollery Children’s Hospital, professor clínico do Departamento de Pediatria, Divisão de Cuidados Críticos, e professor associado do John Dossetor Health Ethics Center, na University of Alberta. É também membro do Comitê de Bioética do Complexo Hospitalar Universitário e Coordenador do Comitê de Garantia de Qualidade e Segurança da UTIP. Em seu tempo livre, Dr. Garros é voluntário na América do Sul, Central e no Caribe com “Gift of Life”, uma organização sediada no Rotary que oferece cirurgia cardíaca para crianças.
Dr. Marcelo Maia, presidente da AMIB gestão 2022/2023 ressalta que “esse congresso é mais um marco importante no retorno às atividades presenciais do CBMIPED, desde a edição de 2019. Temos participantes de diversas regiões, representando todo o país, nessa excelente oportunidade de reencontro”.
Esta edição do congresso traz ainda novidades com a presença do “O Círculo”, “Inova” e “AMIB em Cena”. Dr. Marcelo enfatiza que “a vinda dessas tradicionais arenas do CBMI para o CBMIPED são fruto da relevância que a medicina intensiva pediátrica tem para a AMIB, e junto com participação da indústria ajudam no sucesso do evento”. Dr. Marcelo ainda reforça o convite a todos os intensivistas a “participarem do CBMI 2023, em novembro, em Florianópolis. Mais uma importante oportunidade para o fortalecimento da nossa especialidade médica”, conclui.