Fortaleza, capital do Ceará, recebe, entre os dias 28 e 30 de maio, o XIII Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva (LUSO 2026). O evento, que reunirá especialistas de países da comunidade lusófona para discutir avanços científicos, assistência ao paciente crítico e os desafios da medicina intensiva, é promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI) e pela regional AMIB-CE – SOCETI. Além de mais de 50 palestrantes renomados do Brasil e de Portugal, o congresso também será marcado pela assinatura de um Acordo de Cooperação entre o Ministério da Saúde (MS) e a AMIB.
O documento prevê colaboração entre as instituições para ações voltadas à formação de especialistas em medicina intensiva, especialmente em regiões de mais difícil acesso. Entre os objetivos do acordo estão a elaboração de subsídios técnicos para avaliação e credenciamento de programas de residência médica, a qualificação da oferta existente, a produção de dados nacionais sobre a especialidade e o apoio a políticas públicas relacionadas aos serviços de terapia intensiva. A assinatura está prevista para acontecer na abertura do evento.
Os presidentes Cristiano Augusto Franke (AMIB), Mozart Rolim (AMIB-CE) e Paulo Mergulhão (SPCI), destacam que o evento busca ampliar o intercâmbio de experiências entre profissionais de países de língua portuguesa e promover discussões sobre evidências científicas e práticas assistenciais em terapia intensiva.
“Ao reunir profissionais de diferentes países lusófonos, o congresso fortalece uma comunidade que compartilha idioma, valores e compromisso com a qualidade assistencial. Essa conexão amplia horizontes, estimula novas perspectivas e enriquece a prática clínica de todos os participantes”, diz mensagem conjunta dos presidentes.
A programação do XIII Congresso Luso-Brasileiroinclui conferências, mesas-redondas e debates sobre temas relacionados à terapia intensiva, atualização clínica, inovação tecnológica e qualificação dos serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa dos organizadores é reunir centenas de profissionais da área durante os três dias de atividades.
A programação completa do XIII Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva está disponível em site oficial do LUSO 2026.