O Projeto AMIB Adota é uma iniciativa voltada para a otimização de unidades de terapia intensiva do sistema de saúde público. Por meio de um serviço de assessoria gerencial, que fornecerá treinamento e supervisão contínuos, o objetivo é aumentar a qualidade do atendimento de cada UTI.
Compondo as inciativas do projeto, a AMIB forneceu uma capacitação sobre a temática de cuidados paliativos, envolvendo capacitação para as habilidades necessárias a serem desenvolvidas pela equipe no contexto de assistência a pacientes em fase terminal. Trata-se do segundo curso, entre os nove que farão parte do cronograma da iniciativa.
Os cuidados paliativos são um tópico de relevância para o profissional intensivista. Diante da criticidade do quadro de cada paciente, é extremamente necessário que o responsável esteja sempre preparado para lidar com a reação emocional do próprio enfermo e da família, bem como os âmbitos sociais e até mesmo físicos.
O curso foi realizado entre os dias 29 de fevereiro e 01 de março, e contou com a participação de 35 profissionais. Em uma tarde de aulas expositivas, debates e treinamento prático, foram abordados os diversos processos que envolvem o cuidado com a fase terminal e o alívio do sofrimento da família.
Os aspectos éticos e legais da terminalidade, entendimento do prognóstico, tratamento dos sintomas do paciente crítico e comunicação empática para o contato com a família foram abordados ao longo do cronograma do curso – tendo a ética como pilar fundamental.
Confira mais sobre o curso nas fotos: