No dia 11 de maio, os Profissionais de Saúde, dentre eles os Intensivistas representados pela AMIB, foram homenageados em Ato Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que celebrou os “Heróis da Saúde”.
Por iniciativa do deputado Paulo Fiorilo (PT), em valorização aos trabalhadores da área, o ato contou com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), além de diversas autoridades públicas e do setor privado, lideranças e profissionais da Saúde, que lotaram o Auditório Franco Montoro, na capital Paulista.
“Gostaria de agradecer cada um e cada uma de vocês que, ao longo dos últimos anos, travaram uma batalha muito difícil”, destacou o deputado Paulo Fiorilo, dirigindo-se aos profissionais de Saúde, principalmente aos que atuaram no combate à pandemia, o que motivou a homenagem.
Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha destacou a importância do ato e aproveitou para destacar a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do projeto de Lei que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões no orçamento do Fundo Nacional da Saúde para que estados e municípios honrem o piso nacional da enfermagem.
“Esse é um reconhecimento do papel da enfermagem brasileira”, disse Padilha. Explicou ainda que a valorização é válida para enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem e parteiras de todos o país.
O presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo, Jefferson Caproni, comemorou. “Para nós, é uma honra estar aqui e saber que o piso foi aprovado com uma rubrica de R$ 7,3 bilhões para as Santas Casas, organizações sociais e filantrópicas. É a certeza de que irá entrar nos contracheques”, celebrou.
Depois da manifestação das autoridades presentes, todos os homenageados foram agraciados com um certificado e uma medalha.
“Estar aqui depois de tudo o que passamos, de tantas lutas e de tantas perdas de amigos e familiares, é essencial para que possamos continuar sempre lutando por salvar vidas e pela valorização do papel do intensivista”, declara com emoção a enfermeira Maria Aparecida de Oliveira Batista, que representou os intensivistas e a AMIB junto com o advogado Alexandre D’Aurea na homenagem.
“É uma honra muito grande receber essa homenagem representando os intensivistas por meio da AMIB, profissionais que passaram por um período muito difícil durante toda a pandemia. A AMIB foi essencial para disseminar protocolos de atendimento e esteve na linha de frente durante a fase de combate à pandemia. Por isso, nada mais justo do que esse reconhecimento”, completou Alexandre D’Aurea.