Dr. Ciro Leites Mendes, atual presidente da Comissão da Prova de Título em Medicina Intensiva nos declara que a Medicina Intensiva foi reconhecida como especialidade no Brasil há relativamente pouco tempo e os médicos intensivistas, além de poucos, encontram-se mal distribuídos pelo país. Isso ficou bastante evidenciado por causa das demandas provocadas pela COVID-19: de um dia para o outro, o intensivista virou artigo de altíssimo luxo.
Esse evento, se por um lado destacou a importância fundamental do especialista e das UTI para o sistema de saúde como um todo, não só sublinhou o longo caminho a percorrer como expôs as diversas ameaças e desafios a enfrentar até que a especialidade se consolide definitivamente.
Em virtude disso, a AMIB julga ser de crucial importância todo médico que tenha optado pela Medicina Intensiva obter o título de especialista: quanto maior o número de intensivistas competentes em atuação, mais forte a especialidade.
Como forma de frisar essa relevância, a AMIB resolveu permitir, aos médicos que estejam cursando o último ano dos programas de Especialização em Medicina Intensiva da associação e da residência da CNRM, participar da prova para obtenção do título de especialista, que será realizada em novembro próximo, durante o CBMI, em Brasília.
Dra. Cintia Grion, atual Presidente da Comissão de Formação do Intensivista AMIB, convida todos os alunos do Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI) e dos programas de residência médica em Medicina intensiva a participarem do teste de progresso anual aplicado pela AMIB.
“O teste de progresso é um modelo de avaliação longitudinal que tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes no decorrer da sua formação. Os resultados do teste serão divulgados de forma individual e anonimizada, minimizando o risco de exposição do aluno ou de sua instituição. O objetivo é situar o aluno em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e ainda permitir realizar um diagnóstico de deficiências e fortalezas ao longo da estrutura curricular. É uma estratégia de avaliação institucional e individual consistente que possibilita implementar ações para a melhoria contínua.”
Junte-se a nós! Você é muito importante.