Os membros do Conselho Consultivo e o Diretor Presidente Atual fizeram a análise dos resultados de 2021. Em tempos de crise sanitária, criatividade, aprendizado e tecnologia permitiram a realização de eventos e cursos online síncronos de qualidade, que juntamente com parcerias importantes para o apoio de conteúdos científicos e a dedicação dos membros voluntários da Diretoria Ampliada mostraram o fortalecimento da AMIB e a manutenção de um dos principais pilares da Associação: a disseminação de conteúdo científico à comunidade de Terapia Intensiva.
- Nesta data, participaram os Ex-presidentes:
- Mariza d’Agostino Dias
- Marcos Freitas Knibel
- Luiz Alexandre Alegretti Borges
- Jose Maria Costa Orlando
- Álvaro Rea-Neto
- Ederlon Alves de Carvalho Rezende
- José Mário Meira Teles
- Fernando Suparregui Dias
- Mirella Cristine de Oliveira
- Ciro Leite Mendes
- Suzana Margareth Ajeje Lobo
Além de analisarem os últimos acontecimentos, o ConC também debateu sobre os eventos 2022 e as próximas edições do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva – CBMI.
As mudanças do Concurso de Título de Especialista em Medicina Intensiva 2022, foi foco dos Ex-presidentes, assim como a redução de PEMIs já iniciados, de 4 anos para 3 anos, conforme alinhamento à decisão da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM.
No fechamento da agenda, foram amplamente discutidas as questões da Telemedicina no Brasil e, com grande satisfação, o Presidente do Conselho Consultivo, Dr. Ederlon Alves de Carvalho Rezende encerrou o dia com a notícia de que a FEPIMCTI – Federação Panamericana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva, aderiu à campanha AMIB do Orgulho de Ser Intensivista. Sobre o dia de reunião, o Dr. Ederlon resume “Foi uma reunião com a participação dos ex-Presidentes e do Presidente Atual, para discutir assuntos de suma importância para nossa Associação. O ConC tem assumido importante papel de apoio às decisões da Diretoria Executiva da AMIB.”
Para o membro e Secretário do Conselho, Dr. Fernando Suparregui Dias: “A reunião do ConC abordou temas sensíveis, como a titulação em medicina intensiva e o uso de novas tecnologias, como a telemedicina. Isso mostra a AMIB em busca das melhores soluções para os intensivistas!” – comemora.
O Diretor Presidente para a Gestão 2022-2023, Dr. Marcelo de Oliveira Maia, destaca “É altamente relevante a participação do Conselho Consultivo no encaminhamento de iniciativas e questões da AMIB, especialmente assuntos que serão apresentados para avaliação da Assembleia de Representantes. O ConC é composto por experientes Ex-presidentes da associação que buscam fortalecer, cada vez mais, a Terapia Intensiva brasileira”.