A AMIB é signatária da nota oficial publicada pela AMB sobre a abertura de cursos denominados “Cursos de Especialização Médica”, que estão à margem do regramento da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM e que, pela maneira como realizam sua divulgação, criam condições para uma interpretação equivocada de que tais cursos equivalem aos cursos de residência médica e que os profissionais teriam acesso direto ao título de especialista.
A nota oficial da AMB é um alerta para que todos os profissionais médicos tenham informações suficientes e corretas sobre a formas de obtenção da titulação e da especialização médica. A AMIB é a única sociedade de especialidade que representa a Medicina Intensiva no Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB). A AMIB tem a outorga da AMB para aplicar o concurso para obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI). Esses “Cursos de Especialização Médica” não habilitarão os portadores dos respectivos certificados ao concurso para o TEMI.
A formação de especialistas com excelência para o cuidado do paciente grave, e todos os seus comemorativos, é uma missão da nossa sociedade. A residência médica se consolidou como padrão ouro para formação de especialistas no nosso país, e estamos em constante articulação para seguir evoluindo e aprimorando este modelo de especialização médica.
Para acessar o comunicado da AMB, clique aqui.