Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos
O Ministério da Saúde lançou hoje a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos com o título “Amor para superar, amor para recomeçar” com a participação da AMIB, representada pelo presidente, Dr. Marcelo Maia. O Brasil ocupa a segunda posição mundial no número de transplantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, mas ainda há uma fila com muitas pessoas aguardando sua oportunidade chegar.
Para o Dr. Glauco Westphal, Presidente do Comitê de Transplante e Doação de Órgãos de AMIB, “a campanha é de suma importância para sensibilizar as famílias, a população e os profissionais de saúde sobre a segurança do processo de doação e transplantes de órgãos, tanto para quem doa como quem recebe. A doação é um ato de amor e de coragem das famílias envolvidas”
Dr. Joel de Andrade, Médico Intensivista e Coordenador de Transplantes do Estado de Santa Catarina destaca a importância do diagnóstico de morte encefálica, que é um direito do paciente e da família, e da comunicação e relacionamento do profissional intensivista com a família, elementos que interferem no aceite ou não da proposta de doação.
Nesse contexto, a AMIB, em parceria com entidades (como ABTO, Ministério da Saúde, OPAS e Centrais Estaduais de Transplantes), tem sido incansável na capacitação de profissionais da terapia intensiva em todo o país com vistas à boa gestão do processo de doação de órgãos. Afinal, “não há transplantes sem doação, e a doação de órgãos começa na UTI”, destaca Dr. Glauco.