O médico intensivista, Dr. Joel de Andrade, foi o vencedor do eixo Saúde no Prêmio Espírito Público 2022, conferido pelo excelente trabalho realizado à frente da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina.
Em 2005, quando Dr. Joel aceitou o convite para coordenar a Central, o sistema de doação de órgãos do estado tinha um baixo desempenho e a maior parte dos pacientes que necessitavam de transplante precisavam ser transferidos para outras regiões do país. Para mudar essa situação, Dr. Joel investiu na adaptação do modelo espanhol – líder mundial em transplantes – para a realidade do estado. “A humanização dos cuidados intensivos, tal qual defendida pela AMIB, é um processo fundamental para que possa melhorar a doação de órgãos dentro das unidades hospitalares, sejam elas públicas ou privadas”, explica Dr. Joel. Em seis meses o número de transplantes no estado dobrou e, em pouco tempo, Santa Catarina assumiu a liderança nacional, chegando a superar índices da nação ibérica. “Quando os objetivos dos profissionais de saúde, que se relacionam com as famílias, os potenciais doadores, estão centrados em ajudar e com elas estabelecer uma relação empática, as chances de doação aumentam substancialmente”, complementa.
“Esse reconhecimento reflete a formação acadêmica e a larga experiência na saúde pública do Dr. Joel. Os muitos anos de trabalho dedicados à medicina intensiva certamente contribuíram para seu caráter humanitário e sensibilidade, únicos e fundamentais para lidar com a doação de órgãos. Essa expertise é compartilhada com os colegas intensivistas ao ser um dos precursores do Curso de Humanização em Cuidados Intensivos da AMIB, em parceria com o projeto HUCI da Espanha, participar do Comitê de Transplante e Doação de Órgãos e coordenar o Curso para Determinação de Morte Encefálica da AMIB”, afirma Dr. Marcelo Maia, presidente da AMIB na gestão 2022-2023.
A premiação e o trabalho conduzido pelo Dr. Joel foram temas de uma matéria especial da Folha de São Paulo, publicada nesta semana. Confira no link abaixo.