Neste fim de semana, nos dias 03 e 04 de junho, a AMIB realizou para o CREMEPE – Conselho Regional de Medicina do Estado do Pernambuco – o curso “Construindo uma UTI de Alta Performance”.
Com turma lotada, o curso, ministrado pelo Ederlon Rezende e Dr Jose Mario Meira Teles, tem como objetivo oferecer aos participantes conhecimento sobre as normas mínimas para funcionamento de UTI (ANVISA, MS e AMIB) além de princípios básicos de Gestão e Qualidade em Medicina Intensiva.
“A iniciativa dos Dr. Mauricio Matos e Dr. Silvio Rodrigues, Presidente e Diretor do CREMEPE, respectivamente, em promover o curso da AMIB, “Construindo uma UTI de Alta Performance”, e oferecer para as lideranças de UTIs Adulto e Pediátrica do Estado de Pernambuco foi muito boa. Disseminar o conceito sobre a importância de cuidar da organização de nossas UTIs é fundamental para melhor utilização dos recursos disponíveis”, comenta Dr Ederlon.
Nesse curso, o aluno aprende a rodar ciclos de PDCA utilizando de modo adequado indicadores de qualidade, utilizar escores prognósticos em medicina intensiva, além de planejar para atingir metas, sejam elas pessoais, conjuntas e financeiras. A gestão de pessoas é parte importante no conhecimento, aprendendo a valorizá-las como principais impulsionadoras de qualquer empresa, construindo uma adequada comunicação dentro de uma Unidade de Cuidados Intensivos, trabalhando com processos adequadamente estabelecidos que garantam a segurança.
O curso é dividido em quatro módulos: Gestão e Qualidade, Segurança em UTI, Organização e Gerenciamento da UTI, com apresentação conceitual e teórica, oficinas práticas que são o grande diferencial do curso e dinâmicas em grupo.
Nos próximos dias 10 e 11 de junho ocorrerá uma nova turma na sede da AMIB, em São Paulo, com inscrições abertas para as últimas vagas.