
Vários médicos brasileiros representam a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) no principal fórum científico das Américas, realizado no Panamá. O 15º Congresso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica e Terapia Intensiva, promovido pela Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (FEPIMCTI), acontece na Cidade do Panamá até sábado (12). Nesta sexta-feira, será realizada a Assembleia Geral da FEPIMCTI, seguida das eleições para a nova diretoria.
O evento reúne representantes de 25 sociedades de medicina intensiva das Américas e da Península Ibérica, com a participação de cerca de 1.500 profissionais. Ao todo, são mais de 100 palestrantes, muitos deles de renome internacional. Considerado o principal congresso científico da FEPIMCTI, o encontro contempla cinco congressos simultâneos nas áreas de terapia intensiva geral, pediatria, oncologia crítica, nutrição clínica e terapia respiratória.
A comitiva da AMIB é formada por sua presidente, Patrícia Mello, pela ex-presidente Suzana Lobo, pela presidente da Comissão de Formação Flávia Machado e pelo presidente futuro Cristiano Frank, além do presidente do Conselho Consultivo, Ederlon Rezende.
“A presença qualificada da AMIB no congresso reforça o compromisso da associação com o fortalecimento científico e político da medicina intensiva no cenário internacional, valorizando a integração entre os países ibero-americanos e promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimento em benefício da atenção ao paciente crítico”, avalia a presidente da AMIB.
Outra ação, segundo o presidente do Conselho Consultivo, Ederlon Rezende, é a divulgação estratégica do 30º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), que acontecerá em Curitiba, de 6 a 8 de novembro. As inscrições foram disponibilizadas durante o FEPIMCTI. “Além de contribuir com apresentações científicas e debates, a AMIB conta com uma sessão dedicada na programação oficial do congresso, reforçando seu papel como referência em medicina intensiva na América Latina”, observa.
Para o presidente do 15º Congresso da FEPIMCTI 2025, Alfredo Matos, o objetivo principal do evento é aumentar o nível acadêmico e a excelência no conhecimento e domínio dos diferentes tópicos que compõem o mundo da medicina crítica.

