A Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) vem auxiliando a gestão e o monitoramento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de todo o país, por meio do projeto UTIs Brasileiras, que tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico dessas unidades e compartilhar informações para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos.
A iniciativa conta com a parceria do programa Governança Clínica Epimed, que visa aprimorar a gestão com a aplicação de melhores práticas e redução de custos, priorizando a qualidade assistencial aplicada a partir do uso de indicadores de qualidade, processos e segurança do paciente. A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais essa necessidade e, atualmente, mais de sete secretarias estaduais de saúde e outras municipais já se valem do programa.
O sucesso dessa parceria será celebrado nesta quarta-feira, 23, em Brasília, no Distrito Federal, em jantar oferecido pela AMIB aos secretários de saúde que serão homenageados com a entrega da placa de reconhecimento àqueles que, em conjunto com as suas equipes, aderiram e empenharam esforços ao programa Governança Clínica Epimed e contribuem para o desenvolvimento do projeto UTIs Brasileiras.
A AMIB convidou todos os secretários de saúde para que estes possam prestigiar os colegas homenageados pela entidade, bem como conhecerem de que forma o programa pode ser útil em suas administrações.