Dra. Suzana Lobo, Diretora Presidente da AMIB (2020 e 2021) e o Dr. Marcelo Maia, Diretor Presidente Futuro da Associação (2022 e 2023) se reuniram no Gabinete do Ministério da Saúde com o Ministro Marcelo Queiroga nesta a terça-feira, 13 de abril.
Os temas mais discutidos foram a evolução da Pandemia causada pelo COVID-19, escassez de profissionais da saúde e, principalmente, a falta de leitos de UTI.
“Foi preciso discutir o presente para poder desenhar o futuro” – comenta a Dra. Suzana Lobo. “Tudo que estamos vivendo hoje servirá de aprendizado para o amanhã. O ministro mostrou grande preocupação com a escassez de especialistas e pediu medidas urgentes para atender as necessidades atuais e futuras. Estamos todos conscientes da escassez de profissionais habilitados por conta do grande número de pacientes acometidos com o novo Coronavírus e está claro que, junto com o Ministério da Saúde, fortaleceremos a especialidade Intensivista e, consequentemente, ampliaremos a procura pela especialização em UTI” – finaliza a Diretora Presidente.
O Dr. Marcelo Maia enxerga um horizonte amplo para a categoria de intensivistas: “A AMIB se transformou em uma grande fonte de informação, hoje é protagonista. O volume de notícias em grandes veículos de comunicação confirma que a nossa Associação é sinônimo de credibilidade. Precisamos inserir a Medicina Intensiva na graduação e, principalmente, a residência acesso direto. Está claro que esse é o caminho que precisamos percorrer”.
Confira a imagem do encontro:

Da esquerda para a direita: Dr. Marcelo Maia, Dr. Marcelo Queiroga, Dra. Suzana Lobo
AMIB 2021