Em continuidade ao projeto de ESG – Environmental, Social and Governance, durante a realização do XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) de 10 a 12 de novembro em Brasília/DF, a AMIB reafirmou sua preocupação e responsabilidade com as questões ambientais e se comprometeu a realizar o congresso de forma mais sustentável.
A ECCAPLAN, empresa de consultoria em sustentabilidade, por meio do programa de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa (Programa Evento Neutro) concedeu à AMIB o Certificado e o Selo Evento Neutro pela neutralização das emissões de carbono geradas no congresso. Durante o CBMI foram emitidos 6.626 kg de CO2 e neutralizados 7.000 kg de CO2, resultando 7 créditos de carbono. Os projetos apoiados com os recursos da neutralização do carbono foram Salto Pilão Hydropower Plant e Maísa REDD+ Project e contou com a participação de 40 apoiadores.
Indicadores dessa ação:
2.000kg de CO2eq* (*CO2 equivalente é a soma dos gases do efeito estufa, em uma única unidade de medida)
12 Árvores (árvores plantadas e acompanhadas por 2-3 anos ou o equivalente de CO2 em árvores preservadas)
Conheça e apoie os projetos ambientais e sociais certificados pela Carbonfair, primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais: https://www.carbonfair.com.br/.
Além dessas ações, O CBMI se comprometeu com estandes construídos com materiais sustentáveis e recicláveis que, após o evento, foram doados, redução de materiais impressos com a programação do congresso disponível na versão on-line e em totens espalhados por todo o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), um ecoponto foi utilizado para assegurar o correto descarte e reciclagem de todo o lixo gerado durante o congresso, entorno de 913.35 Kg de recicláveis. O resultado desta iniciativa gerou um Certificado de Responsabilidade Ambiental, o SELO VERDE, concedida pela EcoAlternativa.
SOBRE O EVENTO NEUTRO
A realização de um evento, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.
As principais fontes de emissões de um evento estão no consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e, principalmente, no transporte de materiais e das pessoas.
Um evento é neutro em carbono quando todas as suas emissões de gases de efeito estufa são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.