Aconteceu em Rio Branco, no Acre, no dia 21 de junho, o Primeiro Simpósio Multidisciplinar AMIB-AC. O evento reuniu cerca de 200 participantes entre profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas da saúde, e marcou um importante passo para a consolidação da Terapia Intensiva no estado. Promovido pela AMIB Regional Acre, o simpósio celebrou a união de diferentes especialidades em torno do cuidado ao paciente crítico e reforçou a importância da atuação integrada das equipes multidisciplinares.

A presidente da AMIB-AC, Dra. Márcia Vasconcelos, destacou o simbolismo da realização do simpósio poucos meses após a criação da regional.
“A AMIB regional ACRE realizou o I Simpósio Multidisciplinar de Terapia Intensiva, evento esse que ocorreu após três meses da abertura da Regional. O evento contou com cerca de 200 participantes e foi fundamental para a Terapia Intensiva acreana apresentar aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e todos os componentes das equipes multidisciplinares a importância de sermos uma especialidade multidisciplinar. Atendemos pacientes críticos como nosso mister, mas também formamos gestores e profissionais aptos a atuarem em várias linhas. Consideramos o evento um sucesso, e agora a meta é fazermos a nossa Jornada!”

O presidente da comissão organizadora do simpósio, Dr. Marcos Nanci, ressaltou o caráter integrador do encontro.
“O simpósio contou com a presença de profissionais e acadêmicos de todas as áreas da saúde e promoveu debates e trocas de experiências essenciais para o cuidado com o paciente crítico. Profissionais renomados na terapia intensiva abordaram os temas centrais para o cuidado do doente crítico, com ênfase na integração multiprofissional.”

Para o intensivista Dr. Ricardo Goulart, o evento já entrou para a história da medicina intensiva local.
“O 1º Simpósio Multidisciplinar de Medicina Intensiva do Acre foi um marco histórico, o primeiro grande evento da Regional AMIB AC. Contou com mais de 200 participantes entre acadêmicos e profissionais e enfatizou o caráter multidisciplinar da Terapia Intensiva e, com certeza, ajudará a consolidar e fortalecer a especialidade no estado.”

O simpósio evidenciou o compromisso da AMIB-AC com a formação continuada, a integração entre os profissionais e a valorização da medicina intensiva no cenário acreano.