UTIs não são o fim da linha para pacientes críticos, alerta campanha da Associação Brasileira de Medicina Intensiva

Romper com o estigma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e valorizar o papel dos intensivistas na recuperação de pacientes críticos: estas são as intenções da campanha Orgulho de Ser Intensivista – 2024, promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Como peça âncora da iniciativa, a entidade já iniciou a divulgação do vídeo Guardiões da Esperança, uma produção desenvolvida pelo publicitário Samuel Normando.

 

Em pouco minutos, o vídeo desafia o senso comum de que as UTIs são lugar de dor, medo e sofrimento, mostrando-as como espaços de esperança, cuidado e acolhimento. A obra busca também sensibilizar a sociedade e os gestores de saúde sobre os desafios enfrentados pelos médicos e outros profissionais em um dos ambientes mais exigentes da medicina.

 

O lançamento da campanha e do vídeo aconteceu em live especial realizada em 1º de agosto. O evento virtual contou com a participação do ator Tony Ramos, que relatou sua experiência recente em uma UTI, onde ficou internado por conta de uma cirurgia de emergência para drenagem de hematoma subdural. Em seu depoimento, ele se apresenta como exemplo “vivo e efetivo” do trabalho desempenhado pelos médicos e profissionais da saúde intensivistas.

 

“Sou leigo, como tantos outros e também não sabia o que era o intensivista. Nada melhor que uma campanha como essa para destacar o papel desse profissional na UTI. Não podemos nos assustar com a ideia de ir para UTI, esse espaço serve para melhoria do paciente, para que ele receba uma atenção ainda maior. Não tenham medo! O intensivista é fundamental na história e no cotidiano de um hospital”, declarou Tony Ramos.

 

Quem também deixou registrado seu relato foi a triatleta Luísa Baptista, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2019. Em depoimento gravado, ela compartilha um pouco de sua experiência após 90 dias sob cuidados intensivos devido aos ferimentos causados por um atropelamento. Aos pacientes hoje internados, ela encoraja: “tudo passa. Momentos ruins também passam. Então posso dizer aos pacientes, que hoje estão em uma UTI: este momento vai passar”.

 

CAMPANHA 2024 – A Campanha Orgulho de Ser Intensivista é uma iniciativa da AMIB para reconhecer e valorizar o trabalho árduo e a dedicação dos médicos intensivistas. Após anos de desafios extremos, incluindo a crise de leitos, longas filas de espera e decisões complexas, a campanha destaca a força, a resiliência e a competência desses profissionais que estiveram na linha de frente, especialmente durante a pandemia de covid-19.

 

Durante a live de lançamento da edição 2024, a presidente da AMIB, Patrícia Mello, destacou que a ação atribui aos intensivistas muito mais do que o domínio de técnicas médicas, mas a sensibilidade, atenção, agilidade e um conjunto de habilidades que proporcionam uma segunda chance milhares de vidas.

 

“Nós, intensivistas, temos total consciência de que para atuarmos nessa área precisamos ser verdadeiramente vocacionados para essa profissão. Temos uma jornada muito significativa no exercício da medicina; de entrega e realização à beira leito. Somos especialistas dos pacientes graves e somos cuidadores no momento de maior gravidade de suas vidas. Queremos jogar luz na UTI e no trabalho de todos os profissionais intensivistas do Brasil”, enfatizou. 

 

No encontro, o diretor do Comitê de Comunicação da AMIB, Caio Gouvêa, explicou que o vídeo da campanha servirá como norteador para diversas outras iniciativas que ocorrerão até o Dia do Intensivista, celebrado em 10 de novembro. Em seguida, o diretor promoveu um bate-papo com o publicitário idealizador da campanha e os médicos intensivistas que estrelam o vídeo, Murilo Santucci e Bárbara Arcoverde.

 

“Desmistificar as UTIs e poder dar luz ao intensivista foi um dos principais objetivos da campanha. A grandeza da nossa produção é dar uma outra perspectiva e destacar que esse espaço e os profissionais que atuam nele são motivo de muito orgulho”, explicou Samuel Normando.

 

CENÁRIO DAS UTIS – Para promover a campanha, além da live e da divulgação do vídeo, em 1º de agosto também houve coletiva de imprensa na qual diretores da AMIB apresentaram um balanço sobre o perfil dos pacientes adultos nas UTIs brasileiras. O levantamento revela que quase nove em cada dez brasileiros internados em UTIs conseguem alta e seguem suas vidas. Os números fazem parte do Projeto UTIs Brasileiras, que monitora mais de 50% das admissões de adultos em UTIs no país.

 

Além de destacar as taxas de sobrevida dos pacientes no Brasil, o levantamento da AMIB também alerta para as desigualdades enfrentadas no País. A pesquisa ainda desenvolve detalhes sobre o perfil dos pacientes atendidos e as principais causas que levam para a internação nas UTIs.