Curso “Construindo uma UTI de Alta Performance” oferece ferramentas consistentes para a liderança e gestão das UTI’s
Quarenta profissionais intensivistas participaram ativamente do curso “Construindo uma UTI de Alta Performance” na sede da AMIB, nos dias 17 e 18 de setembro.
“Esta edição é uma marca no retorno da forma presencial do curso. Um grande diferencial é agrupar médicos que já são especialistas e os que estão se especializando, e que, em comum, enfrentam desafios relacionados às questões de liderança e de gestão das unidades de UTI”, destaca Dr. Ederlon Rezende.
Dr. Rubens Ribeiro, que conduz o curso juntamente com Dr. Ederlon, lembra que “um dos objetivos é simplificar conceitos de gestão e, desta forma, trazer à tona ferramentas de fácil utilização, reconhecendo a importância da liderança e despertando o interesse pela gestão”.
Os participantes do curso aprendem sobre aplicação de ferramentas de gerenciamento, identificação de problemas-raiz, estratégias para implementar barreiras que evitam que falhas ocorram, entre outros tópicos. Numa perspectiva mais ampla e estratégica, são abordadas questões relacionadas ao planejamento, com definições de indicadores de desempenho e metas relacionadas às pessoas, processos e financeiras.
Os alunos treinam o uso das ferramentas e articulam os conceitos por meio de debates com os professores e dinâmicas em grupo, que se apoiam na bagagem e vivências pessoais de cada aluno para encontrar soluções para problemas reais.
“O mundo real está tão presente que é possível visualizar a UTI e seus desafios, e experimentar concretamente o benefício que o conhecimento pode trazer”, observa Claudio Faraco, gerente de Assuntos Institucionais e Relacionamento da AMIB, que acompanhou o curso. “A diversidade de experiências dos participantes, que vêm de várias regiões e instituições do país, aliada ao profundo conhecimento teórico e prático do Dr. Ederlon e Dr. Rubens, aceleram o aprendizado”, complementa. Ao final do curso, os alunos ressaltaram a importância de uma boa gestão da UTI e como o conhecimento é um importante instrumento para direcionar as práticas. “As informações e experiências vividas aqui são importantes e úteis tanto na vida profissional, como na vida pessoal”, conclui Dr. Rubens.