Nota Técnica ABENTI 002/2025 – Manejo prático da analgosedação

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente altamente dinâmico e complexo, onde cada decisão e intervenção podem impactar diretamente na recuperação e sobrevida dos pacientes.
Nesse contexto, a Nota Técnica desempenha um papel fundamental para os profissionais de enfermagem, pois orienta condutas baseadas em evidências científicas, padroniza procedimentos e garante a segurança tanto dos pacientes quanto da equipe.

Os departamentos de Enfermagem da AMIB e da ABENTI, uniram forças na elaboração de Notas Técnicas que possam esclarecer diretrizes e atualizações sobre práticas assistenciais, normativas de biossegurança e protocolos clínicos.

Esse rico material direciona e auxilia na uniformização dos cuidados, reduzindo variações nas condutas e promovendo uma assistência mais segura e eficaz.
Além disso, é essencial para manter a equipe atualizada diante das mudanças constantes na área da saúde.

Para a enfermagem em UTI, a aderência às Notas Técnicas significa atuar de forma mais estruturada, garantindo que cada procedimento seja realizado com base nas melhores práticas disponíveis, impactando diretamente na qualidade do atendimento, na redução de complicações e no fortalecimento da segurança do paciente.

Portanto, conhecer e aplicar as Notas Técnicas não é apenas uma obrigação profissional, mas um compromisso com a excelência na assistência intensiva.
Estar bem informado e seguir diretrizes atualizadas são atitudes que reforçam a importância da enfermagem na linha de frente do cuidado crítico e o compromisso da AMIB e da ABENTI com o profissional e o cuidado seguro.

CLIQUE AQUI – Para acessar a nota técnica