Nota de esclarecimento

A avaliação da AMIB para a obtenção do título de especialista tem mantido sua reputação exemplar por quase duas décadas no cenário das associações médicas.
Este certame destaca-se entre as diversas avaliações realizadas pelas instituições científicas filiadas à Associação Médica Brasileira, estabelecendo um padrão de
excelência ao aplicar uma rigorosa avaliação de conhecimentos e habilidades para distinguir os médicos aptos a receberem o título de especialista da AMB.

O histórico de sucesso, contudo, não autoriza o descanso sobre os méritos conquistados. A cada ano, enfrentamos novos desafios e perseveramos incansavelmente na melhoria contínua da ferramenta de avaliação. O último certame, fiel à tradição, testemunhou um número recorde de candidatos e, apesar dos obstáculos enfrentados, não comprometeu de maneira alguma o legado construído ao longo dos anos na busca por uma ferramenta mais precisa e justa em sua capacidade de discriminação.

Primordialmente, mantemos o compromisso de não prejudicar o candidato apto ao título, preservando assim a filosofia da prova. Com base nesse princípio e após uma
análise criteriosa, decidimos anular certos itens que possam ter impactado negativamente na capacidade discriminativa do teste, os quais faziam parte dos Cenários-Problemas no formato denominado de “Casos Clínicos”. Esta medida visa a corrigir possíveis distorções na efetividade da prova, assegurando a máxima precisão no reconhecimento dos candidatos verdadeiramente aptos a receberem essa distinta titulação.

In memoriam: Prof. Dinis dos Reis Miranda

Faleceu no último dia 04 de novembro, Dr. Dinis dos Reis Miranda, um dos fundadores da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.

Após especialização em anestesiologia e medicina intensiva em Lisboa e Bruges, fundou e  atuou como diretor de medicina intensiva no Hospital Universitário em Groningen, Holanda. Dr. Dinis promoveu a inovação na medicina intensiva e foi um dos primeiros a destacar a importância da organização e gerenciamento nos cuidados intensivos. Sua pesquisa e publicações foram feitas com esse foco e, em parceria com colaboradores, desenvolveu importantes e práticos sistemas de escala para medição da carga de trabalho, como TISS-28, NEMS, WUR e NAS. Sua atuação junto ao grupo de trabalho de organização e gestão da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva – ESICM resultou no famoso  green bookManagement in Intensive Care: guidelines for better use of resources”, um dos primeiros livros sobre o problema em terapia intensiva. Mais tarde, com uma série de subsídios da União Europeia, conduziu os famosos estudos EURICUS I, II e III, que continuam a ser referência sobre os impactos da organização e gerenciamento nos resultados das unidades de terapia intensiva.

Dinis dedicou importante parte da sua vida ao paciente crítico, não só ao paciente individualmente, como também ao paciente crítico como um todo. É com sentimento de gratidão que nos voltamos para sua imensa contribuição em prol do melhor cuidado possível ao paciente crítico. Desejamos a sua esposa Teresa, e seus filhos, toda a força que precisam para seguir a vida com seus entes queridos, sabendo o quão respeitado ele era por seus colegas.

Hoje, toda a comunidade de terapia intensiva perde um de seus líderes. E Muitos de entre nós um mestre e um amigo.

Rui Moreno, MD, PhD

Armand Girbes, MD, PhD