Mês: julho 2022
AMIB promove a entrega dos Certificados de UTI Eficiente e UTI Top Performer a hospitais do Distrito Federal
Nos dias 12 e 13/07, Dr Marcelo Maia e Dr Ederlon Rezende estiveram no Distrito Federal a fim de entregar os Certificados de Participação do Projeto UTIS Brasileiras aos seguintes hospitais:
– Hospital Anchieta
– Hospital Meridional Cariacica
– Hospital São Francisco
– Instituto de Neurologia de Goiânia
– Hospital Santa Luzia
– Hospital do Coração do Brasil
– Hospital Santa Lúcia Sul
– Hospital Santa Lúcia Norte
– Hospital Santa Lúcia Gama
– Hospital DF Star
– Hospital Brasília
– Hospital Daher
– Hospital Águas Claras
– Hospital Santa Helena
– Hospital Alvorada Brasília
– Hospital HOME
Hospitais de outras cidades também participaram da cerimônia a convite de suas respectivas redes de hospital. Dentre estes hospitais, algumas unidades foram distinguidas com o Certificado de UTI Eficiente ou UTI Top Performer, concedido às UTIs que se destacaram por uma melhor performance durante 2021, de acordo com critérios estabelecidos pelo projeto. Desta forma a AMIB reconhece o esforço de todos os profissionais que participam desta grande rede, que é resultado da parceria entre a AMIB e a EPIMED Solutions.
Sociedades médicas, de farmácia e enfermagem divulgam resultado da pesquisa sobre desabastecimento de medicamentos em território nacional
Sociedades médicas, de farmácia e de enfermagem elaboraram um questionário para avaliar o comportamento da escassez de medicamentos nos hospitais brasileiros.
A pesquisa, que busca auxiliar na elaboração de soluções para os relatos de indisponibilidade para compra de alguns medicamentos críticos para assistência hospitalar, foi realizada no mês de junho e contou com a participação de 883 profissionais de saúde.
97,4% dos participantes relataram o desabastecimento de medicamentos imprescindíveis. A gravidade deste tema está relacionada com o fato de que, em muitos casos, não há alternativa terapêutica à falta do medicamento, o que poderia acarretar na suspensão de cirurgias, aumento da mortalidade materna em obstetrícia, aumento de complicações e mortalidade me unidades de terapia intensiva e emergência, entre outros.
O resultado completo da pesquisa e do novo ofício enviado ao Ministério da Saúde pode ser consultado no link abaixo.
Agradecemos a participação de todos que colaboraram com este levantamento.
Porque é muito importante para a especialidade que você, jovem médico com formação em Medicina Intensiva, obtenha e ostente o título de especialista da AMIB
Dr. Ciro Leites Mendes, atual presidente da Comissão da Prova de Título em Medicina Intensiva nos declara que a Medicina Intensiva foi reconhecida como especialidade no Brasil há relativamente pouco tempo e os médicos intensivistas, além de poucos, encontram-se mal distribuídos pelo país. Isso ficou bastante evidenciado por causa das demandas provocadas pela COVID-19: de um dia para o outro, o intensivista virou artigo de altíssimo luxo.
Esse evento, se por um lado destacou a importância fundamental do especialista e das UTI para o sistema de saúde como um todo, não só sublinhou o longo caminho a percorrer como expôs as diversas ameaças e desafios a enfrentar até que a especialidade se consolide definitivamente.
Em virtude disso, a AMIB julga ser de crucial importância todo médico que tenha optado pela Medicina Intensiva obter o título de especialista: quanto maior o número de intensivistas competentes em atuação, mais forte a especialidade.
Como forma de frisar essa relevância, a AMIB resolveu permitir, aos médicos que estejam cursando o último ano dos programas de Especialização em Medicina Intensiva da associação e da residência da CNRM, participar da prova para obtenção do título de especialista, que será realizada em novembro próximo, durante o CBMI, em Brasília.
Dra. Cintia Grion, atual Presidente da Comissão de Formação do Intensivista AMIB, convida todos os alunos do Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI) e dos programas de residência médica em Medicina intensiva a participarem do teste de progresso anual aplicado pela AMIB.
“O teste de progresso é um modelo de avaliação longitudinal que tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes no decorrer da sua formação. Os resultados do teste serão divulgados de forma individual e anonimizada, minimizando o risco de exposição do aluno ou de sua instituição. O objetivo é situar o aluno em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e ainda permitir realizar um diagnóstico de deficiências e fortalezas ao longo da estrutura curricular. É uma estratégia de avaliação institucional e individual consistente que possibilita implementar ações para a melhoria contínua.”
Junte-se a nós! Você é muito importante.