Diante da pandemia de coronavírus (COVID-19), a Diretoria Executiva da AMIB, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, ao lado de membros de Comitês & Departamentos envolvidos no assunto e participantes do Conselho Consultivo, estão rapidamente desenvolvendo conteúdo de interesse do profissional que atua em terapia intensiva.
No link exclusivo para as notícias sobre coronavírus é possível conferir informações e recomendações para ressuscitação cardiopulmonar em pacientes infectados, preparação de UTI para o COVID-19, protocolo de intubação para casos de suspeita de coronavírus e orientações para o manuseio de pacientes com pneumonia e insuficiência respiratória diante da pandemia, entre outros.
Com o objetivo de auxiliar e amparar os profissionais intensivistas da melhor forma possível nesse momento, disponibilizamos materiais de apoio como o artigo “Princípios de triagem em situações de catástrofes e as particularidades da pandemia COVID-19”. Este documento conta com a importante contribuição do Dr. José Goldim, Professor de Bioética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da PUCRS, orienta os profissionais da saúde, assim como o médico que trabalha na beira do leito, a terem um critério de triagem previamente discutido e que possa adaptar-se à realidade do dia a dia, principalmente em momentos de pandemia quando o volume de pacientes graves pode ser muito maior do que o esperado. “Ao elaborar um documento como este, a AMIB presta um inestimável serviço à Medicina brasileira. A necessidade de pensar antecipadamente em medidas para enfrentar situações difíceis de tomada de decisão é fundamental. É importante refletir sobre a adequação das alternativas para poder ter um referencial no qual se basear quando a realidade exigir” – afirma o Dr. Goldim.
“Diante de uma situação de grande aumento de pacientes graves, os intensivistas vão enfrentar muitas adversidades. A mais difícil, ou uma das mais, é a decisão para quem alocar o tratamento intensivo, que mesmo com aumento de contingência, é limitado” – comenta o Dr. Cristiano Franke, Coordenador do Curso FDM – Fundamental Disaster Management – (Fundamentos para Gerenciamento de Catástrofes).
Para a Dra. Suzana Lobo, Diretora Presidente da Associação: “A informação é a ferramenta mais importante neste momento e a AMIB não poupa esforços para garantir que o intensivista tenha a informação baseada em estudos e fontes seguras”.
Confira todas as publicações sobre coronavírus: https://www.amib.org.br/covid-19/