O projeto AMIB Adota contribuirá para melhoria da qualidade de uma UTI pública e a unidade selecionada para o início de suas atividades é o Hospital João Paulo II, de Porto Velho (RO). Com a escolha, os profissionais da AMIB atuarão em conjunto com a equipe da Unidade de Terapia Intensiva a fim de melhorar os seus resultados nos próximos 12 meses. O anúncio foi feito durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) que aconteceu em Fortaleza, de 7 a 9 de novembro.
Com a escolha do hospital entre os 18 inscritos, a equipe viajará a Porto Velho no próximo dia 21 para se reunir com a direção do hospital, apresentar o projeto e fazer o diagnóstico situacional da UTI, conforme explicou o coordenador do AMIB Adota, Dr. Ederlon Rezende.
“Será um grande desafio, estamos bastante motivados com esse projeto que pode ter um grande impacto local, com melhora na qualidade do atendimento prestado à população. Após a primeira reunião, vamos começar a planejar as ações e treinamentos, definir metas e reuniões semanais para discutir os casos clínicos, além de visitas mensais para acompanhamento dos resultados”, detalhou Ederlon.
O AMIB Adota é um projeto lançado em agosto de 2019, que fez a seleção de uma UTI pública para prestar assessoria gerencial, treinamento e aprimoramento técnico da equipe, bem como supervisão contínuas, com o objetivo de promover efetivamente a melhoria da qualidade assistencial, sem nenhuma despesa para a unidade escolhida.
A AMIB escolheu a unidade mediante a análise de vários indicadores, mas o mais importante foi a percepção de que a equipe está comprometida com nosso projeto de melhoria contínua.
“Estamos muito entusiasmados com a escolha da UTI vencedora do AMIB Adota. Temos certeza de que se trata de uma unidade que vai se beneficiar muitíssimo do projeto e a equipe da UTI está também muito motivada. Já iremos realizar a primeira das visitas presenciais nos próximos dias 21 e 22 de novembro para análise técnica inicial, além de encontros com a diretoria do hospital e os líderes da UTI a fim de definir as prioridades e estabelecermos a agenda das atividades”, declarou o Diretor Presidente da AMIB, Dr. Ciro Leite Mendes.
Conheça a unidade selecionada
O Hospital de Pronto Socorro João Paulo II foi inaugurado em 1984, com o intuito de atender aos funcionários da Eletronorte, encarregados da construção da usina hidrelétrica de Samuel. Tem 160 leitos, sendo 10 na UTI, e atende pacientes de trauma, principalmente agudos. A unidade atende não só a capital, mas também cidades vizinhas, cidades da região amazônica, além de pacientes da Bolívia.
“O projeto veio como uma forma de nos auxiliar nos processos de trabalho. Esperamos adquirir novos conhecimento e melhorar processos, pois somos a única UTI de trauma que responde pelos pacientes agudos no estado de Rondônia. Fiquei bem feliz pela oportunidade de trabalhar com pessoas de excelência e troca de experiência. As mudanças serão muito benéficas”, afirmou a coordenadora e médica intensivista visitadora da UTI, Dra. Thattyane Borba.