A Reunião Clínica dos Centros Formadores de Medicina Intensiva do Maranhão tem por objetivo fomentar a discussão científica através do intercâmbio de conhecimentos entre os intensivistas em formação. A reunião abrange os intensivistas em formação dos Programas de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI) e Residência Médica presentes no estado. Envolve tanto médicos quanto enfermeiros, com caráter multidisciplinar.
A I Reunião foi realizado no último dia 26 de abril, em São Luís-MA. Participaram todos os Centros Formadores de Medicina Intensiva do Maranhão: Hospital São Domingos (PEMI AMIB), Hospital UDI Rede D’OR (PEMI AMIB) e o Hospital Universitário Presidente Dutra (Residência MEC). 25 pessoas estiveram no evento, entre enfermeiros e médicos em formação na terapia intensiva. O evento contou ainda com a participação dos coordenadores locais dos PEMIs AMIB: Dr. André Rossano (coordenador do PEMI AMIB UDI Rede D’Or) e Dr. Rodrigo Azevedo (coordenador do PEMI AMIB HSD). A enfermeira Isnara Miranda representou a coordenação da Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva do Hospital São Domingos.
A discussão interativa abordou um caso clínico sobre Cetoacidose Diabética Euglicêmica. A apresentação ficou por conta do especializando do PEMI AMIB HSD, Joaquim Lobato, sob orientação do Dr. Carlos Sousa (intensivista e membro da SOTIMA). O compartilhamento de experiências entre os presentes enriqueceu ainda mais a discussão.
O Dr. Joaquim Lobato, especializando do terceiro ano do PEMI HSD, ressalta que o evento é de suma importância para integração com os outros especializandos e residentes, assim como networking com intensivistas já em atuação na cidade.
Para o Dr. Filipe Amado, presidente da SOTIMA, a reunião com os Centros Formadores em Medicina Intensiva é de fundamental importância para atuar na capacitação científica dos futuros médicos e enfermeiros intensivistas, assim como reforçar a importância do engajamento com as atividades associativas. A programação é de realização de mais 3 reuniões ao longo do ano.